Costumes diários x visão

Problemas de visão podem evoluir com o tempo.

Observe mais os seus hábitos para manter a visão saudável Às vezes não percebemos como é importante ter uma visão saudável. Os olhos são sensíveis, ficam sempre expostos ao pó, aos gases e impurezas do meio ambiente. Isso inclui o contato físico ou até mesmo aos cosméticos que usamos no rosto. Por essa razão, devemos tomar alguns cuidados, principalmente com a limpeza dos olhos, corrigindo hábitos nocivos que possam danificar seriamente a visão. Consulte-se com o médico para manter a saúde desses órgãos.
Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 50 milhões de brasileiros enfrentam algum distúrbio de visão. Destes, 60% são deficientes visuais. Portanto, se os riscos forem tratados com antecedência, problemas oculares podem ser evitados.

Coceiras e maquiagens, o que fazer?

Evite coçar os olhos porque a área é muito frágil e a pressão dos dedos pode lesionar e produzir doenças complicadas. As mãos geralmente trazem impurezas, bactérias e partículas danosas para os olhos, podendo criar conjuntivite ou ferimentos severos. Quando a coceira perdurar, procure um oftalmologista para examinar os olhos.
Dormir com os produtos em volta dos olhos é arriscado, pois pode irritar e inflamar. Cuidado ao pegar emprestado os pinceis e produtos dos outros, há risco de contaminação. Confira se está tudo na validade e prefira os antialérgicos e sem conservantes. Depois de usar os pinceis e escovas de maquiagem, lave bem os itens para não proliferar bactérias. Confira sempre se o produto está em bom estado.

O corpo e a visão

Você sabia que o corpo age sobre a visão? Alguns hábitos, vícios e sedentarismos são perigosos para os olhos. O excesso de glicose no sangue é perigoso para a saúde do corpo, pode causar problemas à visão, principalmente no caso dos diabéticos do tipo 1 ou 2. O elevado consumo do açúcar é um agravante do problema, levando a uma retinopatia diabética. A doença é silenciosa e o único sintoma costuma ser a visão embaçada, sem qualquer dor ao indivíduo, mas há risco de hemorragia interna e até cegueira reversível.
Outro problema é o tabagismo. Várias pesquisas relacionam o consumo do cigarro a alguns problemas de visão, como a degeneração macular, a catarata e até danos no nervo óptico. Se esse dano ocorrer, pode causar cegueira irreversível ao fumante.

As atividades físicas fortalecem a saúde do corpo e dos olhos. O fato de estar acima do peso e ter uma má alimentação dificulta o trabalho das vitaminas que previnem danos celulares. Neste caso, elas não conseguem chegar em quantidade suficiente aos olhos. Portanto, é fundamental praticar esportes ou exercícios físicos.

Lavar e piscar os olhos – Estímulos oculares que fazem bem!

Limpar ao redor dos olhos e piscar suavemente faz bem, mas a consulta no oftalmologista é indispensável

Limpar bem a área em volta dos olhos pelo menos uma vez por dia, como as pálpebras, os cílios e os cantos, retira as impurezas e secreções ressecadas, evitar coceira, irritação ou até uma conjuntivite. O mais indicado é higienizar ao redor dos olhos com hastes flexíveis (de limpar os ouvidos) umedecidas com produto apropriado para esta região. Durante o banho, enxágue e massageie suavemente a parte exterior dos olhos, pois ajuda a manter a saúde.

Piscar os olhos constantemente é um ato instintivo que lubrifica as córneas, evitando o ressecamento dos olhos, além de outros problemas de visão, como a coceira e as demais irritações. Experimente piscar pausadamente ao se concentrar em um ponto fixo ou diante do computador. Isso estimula o descanso dos olhos e ajuda a combater a síndrome da visão de computador (do inglês, CVC).

Um detalhe fundamental para manter a saúde dos olhos é a consulta com o oftalmologista. Ele faz o diagnóstico de doenças, investiga os sintomas e propõe soluções, medicamentos, óculos ou lentes para prevenir futuros problemas. Aliás, quanto antes começar um tratamento, melhor será resultado. Marque regularmente uma consulta para fazer exames preventivos e avaliar a saúde dos olhos.

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